Como voltar para perto de Deus

Um dia você acorda e percebe que aquela relação tão próxima que você tinha com Deus se foi.

  • Você pensa nos seus maus comportamentos;
  • No relaxamento da sua oração;
  • Na falta de empatia que você tem sentido em relação às pessoas;
  • e tantos outros motivos…

Você sente saudades de Deus, quer voltar, mas se vê indigno daquele Amor que tantas vezes esteve lá por você. Em poucos momentos você consegue listar motivos para que Deus não aceite você de volta e isso lhe faz sofrer e a tristeza toma conta de seu coração: Como voltar para perto de Deus se eu não mereço estar próximo Dele?

Em uma daquelas tardes, Jesus se sentou com seus Apóstolos e discípulos para lhes contar uma história inesquecível:

O filho mais novo de um homem muito rico decidiu partir para viver sua própria aventura. Pediu ao pai que dividisse a herança entre ele e seu irmão mais velho e partiu para uma nova etapa, mesmo tendo vivido toda a sua vida sob a proteção, os cuidados e os carinhos do pai.

Ele encontrou o mundo e se perdeu. Os caminhos não lhe foram suaves e ele entregou tudo o que tinha, inclusive a dignidade. Em um dia de tormentos, ele se viu dividindo alimento com os porcos e sentiu saudades do pai, da vida que tinha em casa e das facilidades que agora não mais encontrava.

Ele quis voltar, mas não se sentia merecedor. Ele tinha a certeza de que não era digno de ser recebido de volta em casa.

Mesmo assim, ele decidiu voltar e quando voltou, notou que seu pai o esperava de braços abertos e com lágrimas nos olhos. (Cf. Lc 15, 11-32)

Nós gostamos de fazer comparações. Isso nos ajuda a compreender as coisas e o mundo à nossa volta. Porém, isso pode ser perigoso quando tentamos compreender o Amor de Deus por nós. Nós tendemos a comparar esse Amor com o amor que sentimos uns pelos outros.

O amor humano é imperfeito e limitado. Muitas vezes, esse amor humano leva em conta o comportamento do outro e isso o leva a ser finito. Nós ouvimos muitas vezes a expressão “O amor acabou” quando casais se separam ou amizades se desfazem. Nós vivemos em um mundo de recompensas e merecimentos: a meritocracia.

O Amor de Deus por nós é perfeito e ilimitado. Ele nos ama independentemente dos nossos comportamentos, escolhas, pensamentos, atitudes e omissões. Prova disso é a escolha de Jesus por contar aos seus (e a nós) a história do “Filho pródigo”. O filho pensava não ser digo do amor do pai, porém o pai estava de braços abertos e lágrimas nos olhos aguardando seu retorno.

É assim. Simples assim. Sem complicações, sem explicações, sem sermões: Deus espera por você todos os dias de braços abertos e lágrimas nos olhos.

Como voltar para perto de Deus?

Faça como o Filho prógido:

  1. Arrependa-se das atitudes que você tem tomado ultimamente e que não condizem com os seus valores.
  2. Reconheça que Deus é o Senhor da sua vida e que perto Dele você tem vida em abundância.
  3. até Ele sem medo, sem filtros, sem máscaras. Comece uma conversa intima com Ele, com suas palavras, com sua forma única de dizer as coisas, seja honesto, sincero e direto.
  4. Sorria e festeje. A Misericórdia de Deus é infinita! Recomece! Mesmo que seja do zero.

E não se esqueça: Nenhum de nós é merecedor do Amor de Deus. Nem mesmo os mais santos. Por isso, não se demore em justificativas e cálculos de merecimento. Apenas volte para Ele, apenas volte para casa.

“O que é o homem, para dele te lembrares?

O ser humano, para que o visites? (Sl 8, 5)

Foto por Ric Rodrigues em Pexels.com

E ai, vamos voltar para perto de Deus?


Você gostou desse texto? Então, deixe seu e-mail registrado aqui para que eu possa informar a você sobre novos textos…

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

10 comentários em “Como voltar para perto de Deus

  1. O amor faz milagres!
    Ressuscita o que morreu. Tomo como itinerário e volto a casa do meu Pai.. esteja eu onde estiver sempre quero voltar. Compreendi que Ele nao me impede de ir. Aliás, O permite pois me fez livre. Mas, por eu voltar à minha essência (que é Ele) como disse, esteja eu onde estiver , quero eu estar com Ele e Ele comigo .. talvez o voltar tenha se tornado um estado. E contínuo se posso assim dizer.
    Gratidão tio por nos permitir mergulhar em suas palavras, o que nos leva a aprender. Gratidão pelo seu amor e carinho. Deus te abençoe, te bendiga e te guarde! Gratidão pelas sementes semeadas e regadas. Obrigada pelos frutos que tens florido em tantos jardins

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário