Como aliviar o peso do fardo

Você já sentiu alguma vez que você não é útil para este mundo?

Todos os dias somos bombardeados por informação. De todos os lados e por todos os meios, recebemos críticas, conselhos, notícias e nos esgotamos. Principalmente porque a maioria das informações que recebemos nos fazem acreditar que nós não somos o suficiente, que nós não somos úteis e que precisamos fazer muito e lutar bastante para conseguirmos a aprovação deste mundo: Planos revolucionários, radicalismos e promessas nos são dados diariamente e o único desejo de tudo isso é mudar cada um de nós, mudar quem você é.

É cansativo acordar todas as manhãs e ter no coração o pensamento de que você não está nem próximo do que deveria ser e que, para esse mundo, você não é o bastante. É doloroso olhar para o espelho e não enxergar nele o modelo de pessoa que tantos gurus têm pintado ultimamente. O fardo tem ficado cada dia mais pesado. O cansaço incomoda antes mesmo de se levantar para um novo dia, não é mesmo?

O fardo está pesado demais.

Há muito tempo, nas terras da Galileia, Judeia e Samaria, Jesus caminhava, conversava, curava e procurava por seguidores que pudessem mudar a forma como as pessoas enxergavam o mundo. Povoado por povoado, pessoa por pessoa eram transformados por Ele. Para garantir que Sua missão aqui na Terra nunca terminasse, Ele escolheu doze pessoas que o seguiriam por todos os caminhos: pescadores, cobradores de impostos (considerados traidores do povo), analfabetos e pobres. Jesus não escolheu nenhum especialista, doutor ou sábio deste mundo como seguidor.

Naquele tempo, havia muitos homens que tinham prestígio. Eram considerados sábios pelo povo e colocavam sobre as pessoas fardos maiores do que qualquer um poderia carregar. Eram homens de poder, milionários, poderosos e se julgavam o modelo que qualquer pessoa deveria seguir para ter sucesso na vida. Afinal, quem não lutasse por riquezas, por crescimento pessoal ou por posses não poderia ser uma pessoa sã. Mas, aquele povo nunca alcançava as metas estabelecidas por eles e eles se sentiam fracos, pequenos, não merecedores dos privilégios e acabavam carregando um fardo imenso nas costas.

Então, quando os encontrou, Jesus disse:

“Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso. Carreguem a minha carga e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas vidas. Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve.”
(Mt 11, 28-30)

Aquela frase atingiu a todos como flecha. Eles sabiam quem era Jesus (ou a maioria deles sabia). Eles conheciam a sabedoria que Ele carregava em Seu coração e ouvir Dele tal conselho foi uma transformação para aqueles que se sentiam insuficientes, pequenos e sem valor para este mundo.

Não houve outro momento na vida de Jesus em que Ele explicitamente tenha nos pedido para aprender algo Dele como nesta frase: “aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração.”

Você está cansado? O fardo deste mundo está pesado em suas costas? Então, lembre-se que tudo o que Jesus disse naquelas terras, Ele diz hoje para você. E, ainda que nós não sejamos capazes de enxerga-lo como aquelas pessoas podiam, Ele continua conosco (“Eu estarei com vocês até o fim do mundo!”).

Seja manso e humilde de coração como Jesus e não se preocupe com a aprovação deste mundo. Os ditos “sábios” sempre existiram e sempre existirão, mas você tem a escolha de ouvi-los ou não. Lembre-se: Jesus escolheu os pescadores, pobres e analfabetos. Aqueles que eram considerados maus exemplos pelos “sábios”. Os poderosos, os milionários, os privilegiados não entraram na lista dos amigos mais próximos Dele.

Escolha Jesus, cresça no amor, busque momentos de intimidade com Ele durante o seu dia e você não será mais atormentado pelo bombardeio de informações, exigências, críticas e conselhos deste mundo. Busque a humildade e a mansidão e “você encontrará descanso para sua vida.”

Leo Pessoa

Foto por Andrew Neel em Pexels.com


Você gostou desse texto? Então, deixe seu e-mail registrado aqui para que eu possa informar a você sobre novos textos. 🙂

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Um comentário em “Como aliviar o peso do fardo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s